Fisioterapia

A Fisioterapia é a ciência da saúde que trata, habilita ou recupera a saúde de clientes/pacientes com disfunções geradas por alterações genéticas, traumas ou doenças adquiridas, com o objetivo de recuperar a máxima funcionalidade e qualidade de vida.

Fisioterapia Ortopédica e Esportiva

Fisioterapia Ortopédica e Esportiva

O objetivo da fisioterapia ortopédica e esportiva é a prevenção e a recuperação funcional.

Por ser capaz de detectar e tratar, precocemente, problemas musculares, ligamentares ou posturais e investigar e tratar as verdadeiras causas dos sintomas, este ramo da fisioterapia permite que pacientes possam restabelecer a saúde de forma definitiva e beneficia também atletas que buscam uma boa preparação física, evitando ou tratando lesões e garantindo melhor performance no esporte.

Para fazer fisioterapia ortopédica ou esportiva eu preciso ter indicação médica?

Não necessariamente. O fisioterapeuta é um profissional capacitado para fazer avaliação do problema, desenvolver a conduta de tratamento e levantar a necessidade do trabalho com outros profissionais.

Sentir dor ao ficar mais velho é "normal"?

Sentir dor não é “normal”, independentemente da idade. Algumas dores ligadas à alteração do movimento podem ser crônicas, ou seja, terem duração de pelo menos 3 meses, e é muito comum que apareçam com o avanço da idade. Porém, hábitos saudáveis como a prática regular de atividade física bem orientada e cuidados com a postura, por exemplo, são capazes de prevenir estes problemas.

Por que fazer Fisioterapia Ortopédica e Esportiva no Espaço Clinorte?

Nossa equipe de fisioterapeutas acredita que um bom tratamento deve ser específico para cada indivíduo. Por isso, o tratamento é planejado após uma avaliação criteriosa, que tem como objetivo identificar alterações que possam se transformar em lesões e/ou detectar as causas de lesões já estabelecidas

Realizamos atendimento domiciliar em casos específicos

Para alcançar o objetivo proposto, nossos fisioterapeutas utilizam as mais diferentes técnicas, tais como Terapia Manual, Cadeias Musculares, Taping, Crochetagem, entre outras

As sessões são realizadas em, no máximo, três pessoas, com a frequência estabelecida pelo fisioterapeuta e com acompanhamento direto do mesmo

Depois que entrei na fisioterapia me senti muito melhor em relação às minhas dores e à vontade de me exercitar. Antes eu não conseguia subir uma escada sem reclamar de dor. Agora faço de tudo e me sinto muito melhor.

Carolina Goulart

Paciente de Fisioterapia

Recebi a indicação de procurar o Espaço Clinorte. Desde a primeira sessão de fisioterapia percebi o diferencial da clínica. Fiquei encantada com a competência do fisioterapeuta e com o comprometimento e seriedade de toda a equipe. O tratamento foi muito mais rápido do que imaginei! Hoje frequento o Pilates da clínica e estou adorando.

Patrícia Haas Leivas

Paciente de Fisioterapia e aluna de Pilates

A importância que o Espaço Clinorte tem para mim é muito grande porque é um lugar que tem profissionais extremamente capacitados e, além da relação profissional, também fiz amizade com todos eles. O ambiente é muito bom, o que é de fundamental importância, pois um ambiente formado por pessoas positivas e vencedoras é capaz de te levar a uma evolução e a um aprendizado muito grandes.

Alden Augusto Ferreira

Paciente de Fisioterapia

Osteopatia

Osteopatia

A Osteopatia é um tratamento criado pelo Dr. Andrew Taylor Still (1828-1917) nos EUA, que consiste num sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia próprios, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático). De acordo com Andrew Still, o corpo humano é um sistema capaz de se auto-regenerar, desde que esteja equilibrado, em condições adequadas. Dessa forma, a osteopatia se baseia na anatomia, mas paralelamente, também recorre a uma visão holística que integra a mente e o corpo.

O alívio dos sintomas é um dos objetivos do tratamento, bem como a melhora global de controle, coordenação, força e resistência da musculatura do assoalho pélvico (períneo). No entanto, o foco do tratamento é a melhora da qualidade de vida, uma vez que essas disfunções pélvicas podem acabar limitando a participação social e gerando desconfortos para o indivíduo.

O que a Osteopatia pode tratar?

O campo de atuação da osteopatia é muito amplo, pois abrange todo o corpo humano. Lombalgias, dorsalgias, cervicalgias, escolioses, hérnias discais e torcicolos podem ser tratados pela Osteopatia. Também entorses, tendinites, epicondilites, síndromes do túnel cárpico, dores nos ombros, problemas da articulação temporo-mandibular (ATM), tensões e contracturas musculares, entre outros.
A Osteopatia pode ajudar a resolver também enxaquecas, dores de cabeça, insônia, depressão, stress, problemas digestivos, vertigens, labirintites, sinusites, glaucoma, tensão pré-menstrual, obstipação e problemas respiratórios.
O fisioterapeuta osteopata não elimina apenas as consequências do problema, procura sempre desvendar a razão do sintoma para poder estimular a cura.

Como acontece o tratamento?

O fisioterapeuta osteopata, usando basicamente as mãos e, às vezes, alguns instrumentos específicos, se utiliza de várias técnicas. As mais comuns são:

  • Técnicas estruturais, que visam reajustar uma articulação, mesmo se o seu deslocamento é mínimo e invisível nas radiografias
  • Técnicas musculares, que visam o tratamento dos músculos e tendões
  • Técnicas cranianas, que são as mais sutis e que permitem tratar a totalidade do corpo partindo do crânio
  • Técnicas viscerais, que tratam dos órgãos e das relações entre eles
  • Técnicas linfáticas e imunitárias, que visam o sistema linfático e o sistema imunitário
  • Técnicas fasciais, que trabalham sobre os tecidos fasciais do corpo humano
Quem pode/deve procurar a Osteopatia?

A Osteopatia pode ser aplicada em qualquer pessoa, de qualquer idade ou condição física. Existem algumas raras contraindicações, como é o caso de pacientes com cancro dos ossos, artrite reumatoide na fase aguda e osteoporose avançada.

Por que fazer Osteopatia no Espaço Clinorte?

O Espaço Clinorte conta com um fisioterapeuta especialista em Osteopatia, com conhecimento e instrumentos necessários para avaliar e conduzir o tratamento com eficiência

O tratamento é realizado em ambiente climatizado e é individual

O tratamento de Osteopatia, em muitos casos, apresenta resultados imediatos para o paciente

O atendimento realizado na clínica favorece o trabalho associado com outras especialidades que podem auxiliar no tratamento, tais como a fisioterapia ortopédica, Pilates e Treinamento Funcional

Fisioterapia Uroginecológica (Fisioterapia Pélvica)

Fisioterapia Uroginecológica (Fisioterapia Pélvica)

A Fisioterapia Uroginecológica é a área que trata e previne disfunções como a incontinência urinária (perda involuntária de urina), incontinência anal (perda involuntária de fezes ou flatos), disfunções sexuais, prolapsos (“queda” de bexiga, de útero), dor pélvica crônica, urgência miccional e disfunções miccionais da infância. Além disso, também é indicada nos casos de pré e pós-operatórios, como prostatectomia (retirada da próstata) ou outras cirurgias pélvicas.

O alívio dos sintomas é um dos objetivos do tratamento, bem como a melhora global de controle, coordenação, força e resistência da musculatura do assoalho pélvico (períneo). No entanto, o foco do tratamento é a melhora da qualidade de vida, uma vez que essas disfunções pélvicas podem acabar limitando a participação social e gerando desconfortos para o indivíduo.

O que caracteriza a Incontinência Urinária?

A Sociedade Internacional de Continência (ICS) define incontinência urinária como qualquer perda involuntária de urina. A incontinência urinária é mais comum em mulheres, podendo acometer até 50% delas em alguma fase da vida. Nos homens, a incontinência é mais comum após a cirurgia de retirada da próstata.

A incontinência urinária pode ser classificada em:

  • De esforço: ocorre durante um exercício físico, tosse ou espirro;
  • De urgência ou urge-incontinência: a perda de urina ocorre associada a um forte desejo de urinar;
  • Mista: quando há simultaneamente incontinência de esforço e de urgência.
Quem pode fazer o tratamento?

Qualquer pessoa. A fisioterapia uroginecológica trata as disfunções dos músculos do períneo e correções de hábitos inadequados. Dessa forma, mulheres e homens são beneficiados com o tratamento, independente da faixa etária (crianças, adultos e idosos).

Por que fazer Fisioterapia Uroginecológica no Espaço Clinorte?

Contamos com uma fisioterapeuta especialista na área uroginecológica, com capacitação e aparelhagem necessárias para avaliar e conduzir o tratamento com eficiência

O tratamento é realizado em consultório e é individual

Realizamos atendimento domiciliar em casos específicos

Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 7:00 às 21:00h